Motor de passo x Motor servo: Qual escolher?

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre o motor de passo e o motor servo.


Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher esse item num equipamento, e a compreensão das distinções entre esses dois tipos de motores é fundamental para a decisão correta, baseada nas necessidades do cliente. Quer saber qual tipo de motor é o ideal para sua plotter de recorte? Siga a leitura!

Funcionamento e características do motor de passo


O motor de passo funciona através da ativação de bobinas, que fazem o eixo girar em passos específicos. Essa característica torna mais simples o controle eletrônico do motor, uma vez que cada passo corresponde a um determinado número de graus, e você consegue ter a real noção de quantas voltas o motor realizou.
Isso possibilita um alto nível de precisão e facilidade de controle. Equipamentos com motor de passo são geralmente mais acessíveis devido à sua construção eletrônica mais simples.

Funcionamento e características do motor servo


O motor servo difere do motor de passo pela sua concepção interna mais complexa. Ele funciona com uma bobina única, que gira no sentido desejado. Sendo assim, é necessário a presença de um sensor de Encoder, que possui traços impressos para determinar o quanto a máquina andou.
No entanto, essa complexidade eletrônica faz com que os equipamentos com motor servo sejam geralmente mais caros.

Precisão e repetibilidade


Embora muitas pessoas acreditem que o motor servo é mais preciso do que o motor de passo, o que não é verdade.
A realidade é que o motor de passo pode ser muito mais preciso que um motor servo, devido à possibilidade de segmentar os passos em até 32 mil vezes, o que proporciona um alto nível de precisão. Tal nível não se encontra no motor servo pela limitação física do disco do Encoder, que não permite os traços ficarem tão próximos entre si.
No entanto, o motor servo destaca-se pela sua maior repetibilidade, o que é crucial em aplicações que exigem movimentos precisos e consistentes.

Velocidade


O motor servo possui capacidade de atingir velocidades maiores e uma aceleração mais eficiente do que o motor de passo. Isso faz com que máquinas equipadas com motor servo sejam mais rápidas, e isso resulta em um desempenho superior em termos de qualidade de corte na hora de depilar, facilitando esse trabalho.
Além disso, o motor servo é muito mais silencioso, o que pode ser um diferencial em ambientes residenciais.

Escolha do motor para plotter de recorte


Sendo assim, para uma plotter de recorteo motor servo é a escolha com maior desempenho, devido à sua precisão, repetibilidade, velocidade e qualidade de corte.
Embora o motor servo seja mais caro, ele oferece um desempenho e resultados superiores em comparação com o motor de passo. A decisão final entre os dois tipos de motores dependerá da disponibilidade financeira e das necessidades específicas de cada usuário.
Na AKAD, disponibilizamos plotters com um dos melhores custo x benefício do mercado, trazendo alta tecnologia junto com preços acessíveis. A linha de plotters Novacut atende as necessidades dos mais diversos tipos de profissionais que trabalham com recorte de vinil, e são ideais para o mercado de sinalização, comunicação visual, serigráfico, indústria têxtil, indústria de vidros, na confecção de brindes promocionais, entre outros.

por Akad

- 8794 visualizações

    Palavras-chave: Plotter Recorte, plotter de corte, máquina de plotter, plotter gcc, maquina para cortar adesivos, Novacut, plotter para Insufilm, plotter para corte de vinil refletivo, Plotter de recorte com sensor, Plotter de recorte com motor servo, Plotter de recort

    Confira mais publicações: